O que é ser
assistente de fotógrafo
Foto: Ryan Strong (www.ryanstrong.net)
Todo, ou quase todo, fotógrafo em início de
carreira já desejou ser assistente de um grande fotógrafo, aprender suas
técnicas de iluminação, tratamento de imagem e direção de modelos. Há aqueles
que querem ser assistentes dos fotógrafos de casamentos, de publicidade, de
fotografia sensual, e por aí vai. Cada mercado tem suas especificidades e por
isso falarei mais sobre o assistente de estúdio, pois é a área que conheço
melhor.
Boa parte dos grandes fotógrafos brasileiros de hoje
vieram dos Estúdios da Abril, onde foram assistentes dos renomados fotógrafos
da época. Há 25 anos o acesso a informações era completamente diferente
do que é hoje. Estamos falando de uma época onde não existia internet,
photoshop e além da quase inexistente fotografia digital no Brasil. Com
informações restritas, a melhor maneira de se obter conhecimento era ser
assistente de um fotógrafo, de um laboratório, etc. Entretanto vivemos hoje a
era da informação(e do excesso dela), onde o conhecimento é compartilhado no
mesmo momento em que ele é criado. Blogs, Twitter, Facebook, Live Cams,
Workshops, Livros, E-books, DVDs, Podcasts, Youtube, Vimeo…temos centenas e
centenas de maneiras de adquirir conhecimento de forma muito barata ou
gratuita. Entretanto, saber lidar com a equipe, lidar com modelos, fazer
contato com bookers, maquiadores, produtores, editores,cabelereiros, entre
outros, é uma coisa que não se consegue fazer só estudando. Hoje, essa é
a maior recompensa em se tornar assistente de um fotógrafo. Fazer contatos é
primordial na carreira de qualquer fotógrafo e para o fotógrafo de moda e/ou
publicidade eu digo que é a chave do sucesso.
Quais são as atividades de um assistente de
fotógrafo
Todas possíveis, mas vou enumerar as principais:
- Carregar e cuidar do equipamento fotográfico
- Limpar o estúdio
- Pintar o fundo fotográfico
- Segurar equipamentos em externas como rebatedores, tripés, etc.
- Organizar o escritório do fotógrafo
- Fazer back-ups de fotos
- Tratar imagens
- Montar esquemas de iluminação
- Fazer fotos de making-of
- Carregar baterias e outras fontes de energia
- Realizar reparos elétricos nos equipamentos
- Buscar modelos ou fazer entregas para o fotógrafo
- Etc, etc, etc…
Quanto
ganha um assistente de fotógrafo
Quando
escrevi a frase acima dei uma risada, pois para quem é do meio, sabe que
isso é sinônimo de piada. Tenho um amigo que trabalha para um fotógrafo de
publicidade e ele ganha, agora depois de um reajuste, R$800,00 de ajuda de
custo. Desse valor ele tira a alimentação, condução e salário. Muita
gente pode falar: Nossa eu seria assistente por isso! Quando se é
assistente fixo de um fotógrafo, sua vida é toda dedicada a ele. Entrar no
estúdio sem hora para sair é extremamente comum e já até faz parte do dia-a-dia.
12, 15 horas de trabalho pesado sem feriado e final de semana é muito
desgastante. Uma coisa é você ser fotógrafo e trabalhar 12 horas, nesse caso
você é empregado e ganha, quando ganha, uma miséria de dinheiro. Isso sem
contar no fim da sua vida intelectual, sexual e social.
Claro que
estou usando uma ótica um pouco mais agressiva. Conheço casos de assistentes
que tem seu empregadores como verdadeiros mentores e amam trabalhar para eles.
Há
assistentes free-lance que ganham por job de R$50,00 a R$350,00
Como ser
assistente de um fotógrafo
Contato.
Fotógrafos contratam assistentes que foram indicados por outros assistentes ou
fotógrafos. Simples assim. Não há fórmula mágica. Há casos de pessoas que
mandam um e-mail ou uma carta(antigamente) e conseguiram seus cargos. Só para
ilustrar, fotógrafos recebem dezenas de e-mails de pessoas se candidatando para
serem seus assistentes sem remuneração alguma. É com elas que você vai
concorrer caso queira ser assistente de alguém sem indicação ou experiência.
Minha
experiência
Eu trabalhei para um famoso fotógrafo de moda e
minha experiência não foi boa. Talvez seja por isso que minha visão sobre ser
assistente não é tão romântica. Pois bem, comecei da seguinte maneira: um dia
fui ajudar uma amiga em umas fotos e fotografei uma amiga dela, essa amiga era
amiga de uma editora de uma revista de moda aí, ela viu minhas fotos e me
chamou para uns jobs, fiz os jobs e depois ela me indicou para
esse estúdio. Fui trabalhar para esse fotógrafo sem remuneração alguma e
já haviam dois assistentes lá. Como eu já conhecia de iluminação e tratamento
de imagem, no meu primeiro dia já fui montar a iluminação e trabalhei até cerca
de 02:00am. Por ser o “fotógrafo das estrelas” havia um clima muito estressante
lá, não se podia falar direito e eu tinha que “viver pisando em ovos”. Em
externas o trabalho era bem pesado e longo, como sempre terminávamos de
madrugada eu tinha de pegar um táxi e também arcar com isso. Travalho duro e
sem remuneração não era problema para mim. Apesar de eu não ter aprendido nada
novo lá, gostava pelo fato de estar sempre em contato com os profissionais da
moda. Saí do estúdio, pois uma vez, ao limpar a mesa, a caixa de e-mail
estava aberta justamente em uma mensagem onde os assistentes debochavam de mim,
junto com o fotógrafo, o fato de eu ter limpado e organizado a biblioteca e o
estúdio. Dentre vários eventos, esse foi a gota d’água e decidi seguir o meu
caminho por mim mesmo.
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